Abiyoyo
L
Photos selected by geographical proximity
R
Related guides
More
Porto, Igreja Santa Clara
É uma verdadeira jóia do barroco, onde practicamente não existe um cm de parede sem talha. Está escondida por trás do Largo 1º de Dezembro, assim como os edificios do mosteiro que em tempos ali existiram e ficam mesmo ao lado do mais conhecido e vísivel lanço da muralha fernandina, que foi aliás “apropriado” pelas freiras clarissas que o integraram na cerca do seu mosteiro e fizeram num dos seus cubelos da muralha um esplêndido mirador sobre o Douro e a Ribeira.
 
Ao lado do portal da igreja está a antiga porta regral do convento (1697), do estilo barroco, conservando ainda o ralo monástico, mas com elementos renascentistas. Mas parece que a primeira porta era a mais pequena, rasgada em arco ogival, ao lado do portal da igreja.
A Igreja de Santa Clara foi inaugurada em 1450 e construída em estilo gótico-manuelino (basamentos, capitéis, arcos, pilastras e o florão), e renascença clássica (medalhões, entablamento e decoração do friso), que depois mais tarde sofria alterações na época moderna. Esta igreja foi toda ela revestida a talha dourada (séc.XVIII).
 
 © 2009 Ana Bartosch
 
book
Comments
Related TAGS
Copyright © 2010 Abiyoyo SL | All rights reserved. | Privacy | Terms and conditions.
"in this ugly time, the only true protest is beauty" (Phil Ochs)